Instruções aos outros

Artigos científicos e artigos de revisão de literatura não devem exceder 20 páginas e 12 páginas para notas técnicas. Devem ser transcritos num processador de texto compatível com PC (OpenOffice Writer, Microsoft Word ou, RTF) usando uma fonte Arial, tamanho 12 pontos e espaçamento de linha duplo.

A disposição da página deve incluir os seguintes parâmetros: papel tamanho carta (8,5" × 11" ou 21,59 cm x 27,94 cm), deixando margens largas (2,5 cm) e incluindo linha contínua e numeração de páginas.

Os artigos devem ser divididos em secções na seguinte ordem: título em espanhol, título em inglês, título em português, nome completo dos autores (nome e apelido ou como são normalmente colocados em publicações) de acordo com a importância da contribuição para a investigação ou na preparação do artigo e não por ordem alfabética ou por ordem hierárquica, endereço postal institucional preciso, ID ORCID digital permanente dos autores, endereço electrónico dos autores e indicação do autor correspondente, resumo, palavras-chave, abstract, key words, abstract, key words, abstract, key words, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões, recomendações (opcional), agradecimentos (opcional), fonte de financiamento (opcional) e literatura citada.
Pede-se aos autores de países eurasianos, africanos e brasileiros que indiquem claramente o seu primeiro e último nome.
Os nomes e endereços de e-mail fornecidos a este Jornal serão utilizados exclusivamente para os fins declarados neste Jornal e não serão fornecidos a terceiros ou para utilização para outros fins.

Apenas letras maiúsculas devem ser usadas para iniciar títulos, subtítulos, parágrafos, após ponto e vírgula ou paragens completas e em nomes próprios.
As citações bibliográficas devem ser feitas no texto do artigo e não em notas de rodapé. As citações não devem ser utilizadas no resumo, abstract e resumo.

As citações seguirão a modalidade autor-data no formato do primeiro apelido do autor em minúsculas, seguido do ano.
Por exemplo:
Jiménez, 1997 → Jiménez (1997), (Jiménez, 1997).
Quando o autor da citação aparece nas suas publicações com o primeiro e segundo apelido unidos por um hífen, será utilizado o mesmo formato para o citar, seguido do ano.
Por exemplo:
Jiménez-Pérez, 1997 → Jiménez-Pérez (1997), (Jiménez-Pérez, 1997).
Os trabalhos com dois autores são citados pelos seus primeiros apelidos unidos por "y" na língua espanhola e "&" na língua inglesa.
Por exemplo:
Ewel e Madriz, 2007 → Ewel e Madriz (2007), (Ewel e Madriz, 2007).
Quando a citação bibliográfica for da autoria de mais de dois autores, o apelido do primeiro autor será citado, seguido de et al. (abreviado em latim locução "et al.").
Por exemplo:
Avilán, Leal e Batista, 2020 → Avilán et al. (2020), (Avilán et al., 2020).
Para citar várias obras de um autor ou grupo de autores do mesmo ano, deve ser utilizado o primeiro apelido do autor em minúsculas, seguido pelo ano e a letra do alfabeto em minúsculas consecutivamente, a, b, c....
Por exemplo:
Avilán, 2020 → Avilán (2020c), (Avilán, 2020c).

A utilização de citações de cotações não é permitida.
Sugere-se citar fontes auto-autorizadas (auto-citação) para evitar problemas de auto-plágio.

 

1. título
Deve ser breve, explicativo, e conter a essência do trabalho, em não mais do que 15 palavras. Não deve conter tanto os nomes científicos como os nomes comuns dos organismos citados. Não deve incluir abreviaturas ou acrónimos, excepto os conhecidos pelo público científico. Não deve começar com um artigo gramatical, verbo ou acção. Evitar frases como: Aspectos de, Comentários sobre, Investigações de, Estudos de, Estudos preliminares sobre, Notas sobre, Observações sobre, assim como ambiguidades, datas, localismos e fórmulas.
Os títulos em inglês, espanhol e português devem ser incluídos.

2. Resumo
Devem ter um máximo de 250 palavras (150 para notas técnicas), incluindo: justificação, objectivos, materiais e métodos, resultados e conclusões. Devem ser escritas num único parágrafo, com espaçamento duplo. O resumo deve ser escrito no pretérito. Três a cinco palavras-chave que não estejam incluídas no título e que identifiquem o conteúdo do artigo científico, revisão ou nota técnica devem ser colocadas no final do resumo.
Os resumos escritos em inglês, espanhol e português devem ser incluídos.

3. Introdução
Inclui o problema da investigação, a sua relevância e justificação, uma breve revisão da literatura actualizada sobre o tema em estudo e/ou teorias de apoio, e termina com o objectivo da investigação. A introdução deve ser escrita no presente tempo.
Nos artigos de revisão, o corpo do texto pode conter legendas de fácil compreensão.

4. Materiais e métodos
Os materiais utilizados no desenvolvimento da investigação devem ser mencionados, incluindo marcas registadas (se aplicável). Indicar a zona agro-ecológica, o estado do laboratório ou o espaço controlado onde o estudo foi realizado, a população, a amostra e a amostragem. Técnicas de recolha de dados e variáveis de estudo. Descrever os métodos e técnicas pouco usuais ou novos e as modificações utilizadas. Os métodos e técnicas convencionais serão descritos com referências. A concepção da investigação, os métodos de análise estatística e o software utilizado na investigação devem ser especificados.
Nesta secção, a escrita deve ser sequencial, no passado, para que a metodologia possa ser repetida. Podem ser feitas referências a tabelas, figuras e diagramas.
Nos artigos de revisão esta secção será denominada "Métodos" e deverá indicar em termos gerais que fontes de informação foram utilizadas para preparar a revisão, se utilizou referências pessoais ou se consultou outros peritos.


5. Resultados e discussão
A revista utiliza o formato dos resultados e da discussão na mesma secção. Os resultados devem ser analisados com base em teorias de apoio e pesquisa prévia, análise estatística e devem estar relacionados com mecanismos e processos específicos da área de estudo e devem ser escritos no passado. É importante terminar esta secção com um parágrafo que reflicta as implicações práticas ou teóricas da investigação.
Nos artigos de revisão esta secção será chamada "Discussão" e deve ser escrita no presente tempo. As provas que apoiam quaisquer alegações-chave contidas na revisão devem ser clarificadas, bem como a força das provas (ensaios publicados, revisões sistemáticas, estudos observacionais, pareceres de peritos). Para tópicos em que as provas são fracas ou de má qualidade, isto deve ser declarado. O corpo do texto pode conter subtítulos facilmente compreensíveis e estes podem ser redigidos como perguntas.

6. Conclusões
Devem responder ou estar de acordo com o objectivo declarado. Nos artigos de revisão, deve ser delineada uma declaração final da revisão. As conclusões devem ser escritas no presente tempo.

7. Recomendações (opcional)

8. Fonte de financiamento (opcional)
Indicar num parágrafo anterior à literatura citada a fonte de financiamento da investigação apresentada, se aplicável.

9. Literatura Citada
9.1 A literatura citada deve ser limitada exclusivamente a obras citadas no texto, de preferência baseadas em revistas e livros indexados, e deve ser apresentada segundo a sétima edição da APA (Associação Psicológica Americana) (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/exampleshttps://normas-apa.org/referencias/).
9.2. A literatura citada deve ser facilmente acessível a qualquer leitor, citações de circulação restrita tais como dissertações, resumos de eventos científicos, mimeógrafos devem ser evitados. Quando são utilizadas citações de circulação restrita, estas devem estar acessíveis online, via URL, DOI, EOI, ePUB, entre outros. Não são permitidas citações de comunicações pessoais, entrevistas, comunicados de imprensa ou notícias.
9.3 As abreviaturas convencionais internacionalmente aceites para os nomes das revistas e periódicos devem ser utilizadas (consultar https://portal.issn.org/).
9.4. A revista sugere aos autores que utilizem gestores bibliográficos de reconhecida preferência e importância internacional (Mendeley, Zotero, EndNote, entre outros), para a correcta preparação da literatura citada.

10. Tabelas, figuras e diagramas
10.1 Devem ser incluídos no corpo do artigo imediatamente após o parágrafo em que são mencionados pela primeira vez. As tabelas devem ser manchete no topo e as figuras, fotografias e diagramas devem ser manchete no fundo.
10.2. As figuras e diagramas devem ser em linhas pretas sobre fundo branco. As tabelas, figuras e diagramas devem ser identificados com números arábicos (sem utilizar o símbolo N°), por ordem consecutiva, indicando a respectiva fonte quando não são de autoria do autor e incluindo uma legenda que descreve claramente aquilo a que se referem sem necessidade de recorrer ao texto do artigo para a sua compreensão.
10.3 As tabelas devem ser preparadas utilizando a ferramenta de preparação de tabelas do processador de texto utilizado, com as linhas e colunas necessárias para registar as variáveis e parâmetros desejados, sem carregar informação desnecessária ou duplicada.
10.4 As figuras, fotografias e diagramas devem ser enviados em qualidade de impressão óptima (mínimo 300 dpi) electronicamente e em ficheiros separados em formato JPG ou TIF. Os autores podem ser solicitados a fornecer versões editáveis de tabelas, figuras e diagramas em MS-PowerPoint, MS-Excel, Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop, entre outros.

11. Unidades
11.1 Abreviaturas e unidades. Só devem ser utilizadas unidades e abreviaturas do Sistema Internacional (SI). As abreviaturas no SI e/ou abreviaturas não padronizadas devem ser explicadas quando aparecem pela primeira vez no texto. Os pontos não devem ser utilizados em abreviaturas.
11.2 As seguintes abreviaturas devem ser utilizadas:
Litro                      L
Millilitro                mL
Milimétrica          mm
Quilograma         kg
Grama                  g
Milligrama           mg
Quilómetro         km
Medidor               m
Metro quadrado m2
Centimetro          cm
Segundo              s
Minuto                 m
Hora                     h
Hectare                ha
Potássio               K
Fósforo                P
Nitrogénio          N
Tonelada             t

11.3 As unidades compostas devem ser indicadas separando-as por um ponto "." e a segunda unidade expressa com o valor correspondente no subscrito. Por exemplo: mg. L-1; g.kg-1; km.h-1; µmol.m-2.s-1
11.4 Nos artigos em língua inglesa, as quantidades decimais são separadas por ",". Exemplo: 12.8. Nos artigos em inglês, as quantidades decimais são separadas por ".". Exemplo: 12.8.
11.5 Nos artigos em língua espanhola, as unidades em números inteiros são separadas por ". Exemplo: 1,560; 3,456,897; 1,345.66. Nos artigos em língua inglesa, as unidades em números inteiros são separadas por ",". Exemplo: 1,560; 3,456,897; 1,345.66.

12. Nomenclatura
12.1 Química e bioquímica. Os nomes dos compostos químicos devem ser citados de acordo com os Chemical Abstracts (Chemical Abstracts Service, Ohio State University, Columbus) e os seus índices.
12.1.1 A terminologia bioquímica, incluindo abreviaturas e símbolos, deve estar em conformidade com a Comissão Internacional de Nomenclatura Bioquímica (https://iupac.org/).
12.1.2 Para abreviaturas de uso corrente recomenda-se consultar: Journal of Animal Science, Journal of Biological Chemistry, Archives of Biochemistry and Biophysics e o Handbook of Biochemistry (últimas edições).
12.2. taxonomia. A nomenclatura binária (género e espécie) em itálico deve ser utilizada, incluindo o nome do descritor na primeira menção.
12.3 Genética. A aplicação dos termos fenótipo e genótipo deve ser utilizada de acordo com Demerec et al., 1966 [Genetics 54(1):61-76].

Os artigos devem ser apresentados juntamente com as seguintes comunicações:
a) Uma autorização assinada por todos os autores, solicitando a publicação, aceitando as políticas editoriais estabelecidas e cedendo os direitos de publicação.
b) Uma comunicação declarando se existem ou não conflitos de interesse entre os autores.
c) Uma comunicação com uma lista de cinco (5) possíveis árbitros (nacionais e/ou estrangeiros), com os seus respectivos endereços postais institucionais completos e endereços electrónicos, que não pertençam à mesma instituição que os autores do artigo.
d) Os artigos de revisão devem ser acompanhados, para além das comunicações acima indicadas, de um resumo curricular dos autores citando todas as publicações científicas, projectos, prémios e actividades académicas em que tenham participado.
Estes requisitos devem ser enviados electronicamente para a Revista. Os modelos das comunicações serão fornecidos pela Revista.

 

Actualização: maio 2021