Celebração 55 anos de publicação ininterrupta
Resumo
Em Outubro de 2023 a Revista da Faculdade de Agronomia fará 55 anos desde a publicação do seu primeiro número... e nas palavras do primeiro Reitor da Faculdade de Agronomia, Hugo González Rincón, "inspirado pelo desejo de levar aos interessados alguma informação que é produzida na nossa Instituição ou que é recolhida e condensada a partir da extensa literatura mundial". Desde essa primeira edição até ao nº 1 do volume 40, actualmente em publicação, a revista alcançou muitos feitos, entre os quais vale a pena recordar.
Em 1993, foi galardoada pelo Conselho Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (CONICIT) com o prémio "Tulio Arends" como a melhor revista científica ou tecnológica nacional. Em 2008 foi classificado em terceiro lugar nos resultados da avaliação de mérito da FONACIT-2007 na área da AGRO. Em Abril de 2008, a revista entrou no Science Citation Index Expanded e Scopus, índices bibliométricos reconhecidos mundialmente, onde permanece até à data. Em 2009, na avaliação dos méritos FONACIT-2008, foi classificada como uma publicação de tipo A. Em 2010 foi classificada em primeiro lugar nos resultados da avaliação de mérito FONACIT-2009 na área de AGRO e em segundo lugar nas revistas da Universidade de Zulia e em 2010 foi-lhe atribuída a Ordem Jesús Enrique Lossada na sua única classe.
Em 2004 a revista entrou no ciberespaço com o seu website e tornou-se bilingue na versão impressa em 2007. A redução sustentada do orçamento universitário imposta pelo governo nacional significou que o subsídio concedido pelo Conselho para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico para a sua publicação e circulação impressa foi cancelado em meados de 2015, pelo que o último número impresso foi publicado em Outubro do mesmo ano. A partir de 2016, apenas os resumos e títulos dos artigos científicos são publicados numa versão digital bilingue em espanhol e inglês e em português.
Em 2022, a imagem da revista foi renovada e modernizada, além de publicar artigos apenas em inglês, e os seus arquivos estão alojados no portal das revistas científicas e humanísticas da Universidade de Zulia Revincyt-LUZ (https://produccioncientificaluz.org/index.php/agronomia).
A crise social que aflige os venezuelanos também afectou a revista, afectando o seu funcionamento normal. Contudo, a mística no trabalho e um elevado sentido de pertença do pessoal da Revista da Faculdade de Agronomia que, fiéis ao legado do nosso ilustre Reitor Jesús Enrique Lossada, não foram desencorajados, permitiram à nossa revista reduzir o tempo médio de publicação de artigos científicos de 9 meses em 2018 para 3 meses em 2022.
A revista está indexada em mais de dez prestigiados índices bibliométricos. A nossa revista entrou no índice Scimago em 2017 com um índice h de 3 e hoje o seu índice h é 8, tal como o índice h no motor de pesquisa científica Scholar Google é 33 e só em meados de 2017 é que os artigos publicados na revista começaram a ser introduzidos neste motor de pesquisa.
As estatísticas acumuladas da revista para o ano 2022 no portal CrossRef indicam que houve pouco menos de 10.000 downloads de artigos científicos.
Em meados de 2008, a revista foi notificada de que estava listada na Cabell's Whitelist. Esta é uma lista de mais de 11.000 periódicos de 18 disciplinas que é um guia para investigadores e instituições obterem o máximo impacto da sua investigação.
O futuro é uma oportunidade para a revista continuar a crescer e ter sucesso, melhorando a sua indexação e publicando artigos de actualidade.
Finalmente, é necessário destacar o apoio das autoridades da Faculdade de Agronomia à revista e especialmente ao Comité Editorial, sem o seu trabalho seria impossível manter a periodicidade da nossa revista de cinquenta anos da Faculdade de Agronomia.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2023 Jorge Vilchez-Perozo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.