Estratégias de forma í§ ío dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: A simula í§ ío de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha)

  • Juliana TEIXEIRA Universidade Federal da Bahia-Brasil
  • Ainara LARRONDO Universidad del País Vasco -España
Palabras clave: Ciberjornalismo, Ensino universitário, Produtos jornalísticos multimídia, Novos perfis profissionais.

Resumen

O artigo discute a necessidade de adapta í§ ío dos processos de aprendizagem dos estudantes para as redações multiplataforma. Com esse objetivo, as autoras se dedicam í s estratégias de ensino realizadas em seus respectivos países, através dos produtos ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). O texto examina, portanto, quest íµes de investiga í§ ío como: 1) as competências e funções desempenhadas pelos alunos; 2) a import í¢ncia da integra í§ ío teoriaprática; e 3) a experimenta í§ ío com técnicas inovadoras de narrar. Concluise que embora o ensino do jornalismo on-line admita diferentes abordagens, deve ajustar o nível de conhecimentos dos alunos para torná-los capazes de editar e relatar histórias digitais.
Publicado
2016-10-14
Cómo citar
TEIXEIRA, J., & LARRONDO, A. (2016). Estratégias de forma í§ ío dos ciberjornalistas no contexto das redações convergentes e 2.0: A simula í§ ío de ambientes profissionais através de ID126 (Brasil) e RedaCCiber (Espanha). Opción, 32(80). Recuperado a partir de https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/21405
Sección
Artículos