A estética das tribos nos festivais de música eletrônica
Abstract
Os festivais de música eletrônicas e a naturalização de consumo na pós-modernidade influenciam diretamente a estética, a identidade, e as escolhas individuais e tribais. O objetivo desse artigo foi analisar a influência dos aspectos estéticos das tribos nos festivais de música eletrônica. O estudo contemplou festivais mainstream ocorridos no litoral catarinense, considerados eventos culturais e de entretenimento. Para a pesquisa, inspirada no posicionamento epistemológico pós-moderno, a etnografia foi utilizada como atitude, método e narrativa, partindo da historicidade e contemplando uma dialética que vai do subjetivo ao objetivo. A imersão no campo corresponde à observação participante utilizando as técnicas de diário de campo com apoio dos registros de imagens e vídeos. Os resultados revelam a fluidez da identidade das pessoas, o consumo modificado pelo desejo de pertencimento que se altera a todo o momento e a ausência de vínculos entre pessoas que partilham da experiência da dança e da música e que tornam-se uma única tribo, mas ao mesmo tempo sem ter vínculos profundos com ninguém nesse ambiente.
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