La criminalidade no Brasil: avaliação do impacto dos investimentos públicos e dos fatores socioeconômicos

  • Ledimar Fernandes Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, Brasil
  • Joedson Jales de Farias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, Brasil
  • Rodolfo Ferreira Ribeiro da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, Brasil
  • Francisco Soares de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, Brasil
Palabras clave: Criminalidade, investimentos públicos, fatores socioeconômicos, dados em painel.

Resumen

O presente trabalho propõe realizar uma avaliação do impacto dos investimentos públicos, com enfoque em segurança pública e assistência social, bem como os fatores socioeconômicos, sobre a criminalidade nas 27 unidades federativas do Brasil no período compreendido entre os anos de 2004 a 2012. Para estimar o efeito desses fatores foi utilizado o modelo de dados em painel com efeitos aleatórios. A função crime apresentou resultados estatisticamente significativos e alta correlação entre as variáveis, obtendo, assim, argumentos compatíveis com a teoria econômica do crime. Observou-se que a variável desigualdade de renda, medida pelo coeficiente de Gini, é a que mais contribuiu para o aumento da criminalidade, afetando positivamente, assim como a densidade demográfica. Desta forma, nota-se que os indivíduos agem de forma racional, comparando os ganhos e perdas possíveis, e estas variáveis servem de incentivos na opção do indivíduo pelo crime. É válido salientar que, baixa escolaridade, altas taxas de desemprego maiores densidades demográficas e maior grau de desigualdade social funcionam como estímulos das ocorrências criminais, diminuindo o custo de oportunidade do indivíduo para entrar em uma atividade ilícita, isto é, os benefícios que seriam obtidos no mercado de trabalho formal são menores do que se vislumbra na atividade criminosa.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ADORNO, S. (2002) Crise no sistema de justiça criminal. Ciência e Cultura.

ARAUJO JR., A. F. (2002) Raízes econômicas da criminalidade violenta no Brasil: um estudo usando micro dados e pseudopainel – 1981/1996. Revista de Economia e Administração. v. 1, n. 3. jul/set. p.1-34.

ARAÚJO Jr., A. F. e FAJNZYLBER, P. (2002) O Que Causa a Criminalidade Violenta no Brasil?: Uma Análise a Partir do Modelo Econômico do Crime: 1981 A 1996. CEDEPLAR/UFMG.

BALBINOTTO NETO, G. (2003) A teoria econômica do crime. Revista Leader, Edição n.35.

BECKER, G. S. (1968) Crime and Punishment: An Economic Approach. Journal of Political Economy, v. 76, 169-217.

BRASIL. (2008) SUAS: Configurando os Eixos de Mudança, São Paulo – 1 ed. –

Brasília: MDS.

BRENNER, G. (2001) A racionalidade econômica do comportamento criminoso perante a ação de incentivos. Porto Alegre, UFRGS-IEPE (Tese de Doutorado).

BRENNER, G. (2009) Entendendo o comportamento criminoso.

Porto Alegre: AGE.

BOURGUIGNON, F.; NUÑEZ, J. e SANCHEZ, F. (2003) What part of the income distribution does matter for explaining crime? The case of Columbia. DELTA (Ecole normale supérieure).

FAJNZYLBER, P.; LEDERMAN, D. e LOAYZA, N. (1998) Determinants of crime rates in Latin America and the world: an empirical assessment. World Bank Publications.

FAJNZYLBER, P. e ARAÚJO Jr., A. F. (2001) Violência e Criminalidade.

CEDEPLAR/UFMG.

FERNANDEZ, J. C. (1998) A economia do crime revisitada. Economia & Tecnologia.

Campinas, v. 1, n. 03, jul./set. p.36-44.

GLAESER, E. L. e SACERDOTE, B. (1999). Why is there more crime in cities? Journal Of Political Economy, 107(S6), S225-S258.

HSIAO, C. (2003). Analysis of panel data. Econometric Society Monographs.

JONES, R. (1997) A oferta nas economias de mercado. Rio de Janeiro: ZAHAR.

KUME, L. (2004) Uma estimativa dos determinantes da taxa de criminalidade brasileira: uma aplicação de painel dinâmico. EPGE/FGV.

LOUREIRO A. O. F. e CARVALHO, J. R. (2007) O Impacto dos Gastos Públicos sobre a Criminalidade no Brasil. Desigualdades e Políticas Regionais, Fundação Konrad Adenauer.

LOUREIRO, A. O. F. (2009) Uma avaliação dos determinantes da criminalidade no Ceará. Encontro de Economia do Ceará em Debate.

MARIANO, R. S. (2010) Fatores socioeconômicos da criminalidade no Estado de São Paulo: um enfoque da economia do crime. São Paulo, PUC-SP. (Dissertação de Mestrado).

MARTINS, D. C. C. (2010) Os principais fatores que influenciam o crime no Brasil: Análise estatística das variáveis. Porto Alegre – RS, UFRS (Monografia).

MENDONÇA, F. (2001). Clima e criminalidade: ensaio analítico da correlação entre a temperatura do ar e a incidência de criminalidade urbana (No. 54). Editora UFPR.

MERLO, A. (2003). Income distribution, police expenditures, and crime: A political economy perspective. Journal of the European Economic Association, 1(2‐3), 450-458.

PEREIRA, R. e FERNANDEZ, J. C. (2000) A criminalidade na região policial da grande São Paulo sob a ótica da economia do crime. Revista Econômica do Nordeste, V. 31.

PIERANGELLI, J. H. (1980) Códigos Penais do Brasil: evolução histórica.

Bauru-SP. Jalovi.

SHIKIDA, P. F. A. (2010) Considerações sobre a Economia do Crime no Brasil: um sumário de 10 anos de pesquisa.

WAISELFISZ, J. J. (2014) Mapa da Violência 2014 – Os Jovens do Brasil. Flacso.

Publicado
2017-09-27
Cómo citar
Fernandes Junior, L., Jales de Farias, J., Ribeiro da Costa, R. F., & Soares de Lima, F. (2017). La criminalidade no Brasil: avaliação do impacto dos investimentos públicos e dos fatores socioeconômicos. Espacio Abierto, 26(2), 219-243. Recuperado a partir de https://produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/article/view/22818